Categories: Cobrança

4 problemas causados pela inadimplência nas empresas

Todo empresário sabe que, infelizmente, a inadimplência nas empresas é um fator cada vez mais presente no cotidiano organizacional. E isso acaba por atrasar questões como fechamento de balanço financeiro e dificulta a execução de planejamentos.

Além de todas essas deficiências administrativas, os gestores ainda devem se preocupar com o método de abordagem na cobrança. Caso contrário, o cliente pode se sentir insultado e o empresário terá mais dificuldade para reaver a quantia.

A inadimplência mina o crescimento da empresa e traz sérios problemas para a continuidade do negócio. Neste post vamos comentar sobre quatro problemas que a inadimplência traz para sua empresa e dar algumas ideias de como ela pode ser evitada!

1. Controle ruim do fluxo de caixa

A inadimplência dos clientes afeta perigosamente a liquidez do caixa, principalmente no caso de empresas prestadoras de serviço que, geralmente, recebem a longos prazos. Desse modo, é interessante que o gestor adote métodos de controle mais modernos.

Crie uma fiscalização eletrônica de seus clientes por meio de planilhas ou softwares específicos. Com isso, será possível anular futuros serviços ou entregas de produtos para clientes em débito. Isso também evita a perda de caixa ao gastar recursos em uma produção desnecessária.

2. Dificuldade no relacionamento com os clientes

Junto com a inadimplência nas empresas vem a cobrança desses créditos. Porém, quando ela é mal planejada, pode destruir os laços com o cliente. Ele pode se sentir insultado de alguma forma, dificultando o recebimento da dívida e esticando-a para longos prazos.

A cobrança já é uma prática extremamente constrangedora para ambas as partes. Portanto, para auxiliar o gestor já existem softwares de cobrança automática que otimizam a abordagem da empresa e aumentam o faturamento!

3. Comprometimento da saúde financeira da empresa

O balanço do ativo e passivo de uma empresa está intimamente ligado ao acúmulo de crédito que foi captado pelo serviço prestado.

Porém, a inadimplência nas empresas gera um grave desequilíbrio nessa balança, colocando a saúde financeira em cheque. Para evitar esse tipo de problema, o gestor deve procurar formas de se manter informado constantemente para ter uma rápida reação.

Usar aplicativos de gestão financeira incrementará velocidade nesse controle diário, além de trazer opções de gestão na cobrança dos inadimplentes.

4. Projeção errônea de faturamento

Fazer um plano de crédito dependerá do valor de caixa disponível naquele período de atividade. Desse modo, um erro muito comum entre os gestores é contabilizar o pagamento de todos os clientes que tiveram algum serviço prestado sem analisar suas contas.

Antes de concretizar qualquer projeto ou gerar uma dívida, a empresa não pode confiar em pagamentos futuros. É importante que toda a finança seja calculada levando em conta clientes que são bons pagantes e aqueles que atrasam, para que assim possa se chegar ao valor real.

Saber quais são os problemas é apenas o primeiro passo para criar estratégias de como combatê-los. Analise quais destes contratempos são os mais frequentes na sua empresa e crie métodos para saná-los de forma eficiente, utilizando as práticas apresentadas.

Você adota alguma prática para sanar a inadimplência nas empresas? Então, deixe seu comentário no post contando a sua experiência!

Leave a Comment

Posts Recentes

Gestão Financeira: guia completo com dicas aplicáveis para PME’s

O que é gestão financeira e qual sua função dentro de um empreendimento? Em síntese, o papel da gestão financeira…

outubro 2, 2019

Como resolver os problemas da cobrança manual?

Dependendo do seu número de clientes, a cobrança manual pode atender bem às suas necessidades. Porém, com o crescimento do…

julho 22, 2019

8 motivos para automatizar cobranças na sua empresa!

Ter um Gestão de Cobranças eficiente é um desafio. Dada a complexidade de um processo manual, automatizar cobranças surge como…

julho 12, 2019

Como gerar boletos bancários? Aprenda aqui!

Não tem como negar: o Brasil é o país do boleto bancário. Criado em 1993 para mais segurança às rotinas…

junho 13, 2019

Descubra o que é a régua de cobrança!

A régua de cobrança é uma ferramenta de gestão financeira essencial para garantir um bom faturamento e, consequentemente, a redução…

maio 15, 2019

Como captar associados e financiar uma associação?

Costumamos dizer que criar é bem mais simples do que financiar uma associação. Após o desafio inicial da sensibilização de…

maio 2, 2019