Empreendedorismo

5 características de um bom empreendedor

Empreender no Brasil é um grande desafio que exige bastante dedicação e esforço. Muito mais que ter boas habilidades de gestão, um bom empreendedor precisa desenvolver algumas características específicas.

A capacidade de ter mais flexibilidade e conseguir aumentar sua receita financeira tem mobilizado as pessoas a optarem por uma carreira empreendedora.

Mas, diferente de anos atrás, hoje o Brasil tem um cenário diferente e que permite mais facilmente o surgimento de novos empreendedores.

O empreendedorismo no Brasil

De acordo com o Boletim do Mapa de Empresas do Ministério da Economia, o Brasil possui mais de 18 milhões de empresas ativas, das quais 1,4 milhão surgiram apenas no 2º quadrimestre de 2021. Isso mostra como as pessoas estão caminhando em busca de se ter uma carreira empreendedora.

Outro indicador interessante que o boletim trouxe foi a redução no tempo de abertura de uma empresa no país. Enquanto a média em Janeiro/2019 era de 5 dias e 9 horas, hoje esse tempo de abertura foi reduzido para a média de 2 dias e 16 horas.

Apesar do cenário de empreendedorismo no Brasil ainda precisar evoluir mais, o uso da tecnologia e a automatização de processos tem ajudado a reduzir a burocracia para novos empreendedores.

Descubra as características de um bom empreendedor

Apesar da grande ajuda que algumas políticas públicas podem dar aos negócios, é sua capacidade de conseguir concretizar suas ideias que o tornarão um empreendedor de sucesso.

Mas você sabe identificar quais são as características de um bom empreendedor?

Organizamos uma lista abaixo com dicas valiosas para você analisar e aplicar na sua carreira como dono de um negócio:

1. O bom empreendedor desenvolve um olhar estratégico

A estratégia é um dos elementos primordiais para construir negócios de sucesso. Para isso o bom empreendedor precisa desenvolver um olhar diferenciado para conseguir aproveitar boas oportunidades.

Ter um olhar estratégico vai permitir que sua empresa esteja sempre à frente dos concorrentes, crescendo de forma estruturada e baseada em fatores essenciais para o seu negócio.

2. O bom empreendedor escuta o que as pessoas têm a dizer

Muitos empreendedores dedicam grande parte da sua atenção para melhorar a comunicação com outras pessoas. Mas, um bom empreendedor sabe escutar o que os outros têm a dizer.

A escuta empática e aberta precisa ser exercitada para que você consiga extrair o melhor das pessoas que trabalham na sua empresa. É necessário demonstrar que você se importa com o que seus colaboradores têm a dizer.

Durante esse processo pode ser que surjam excelentes ideias para impulsionar sua empresa ou até conseguir se antever a problemas futuros que você ainda não está percebendo, melhorando sua capacidade de delegar melhor as coisas.

3. O bom empreendedor conhece profundamente o seu cliente

Sabe quem também ama ser ouvido? O seu cliente!

Para conseguir desenvolver um negócio de sucesso, o bom empreendedor precisa dedicar tempo para conhecer a fundo o seu cliente.

Entender o comportamento de compra, as peculiaridades do segmento que está atuando e as dores e anseios do seu cliente fazem toda a diferença na hora de entregar uma solução completa.

4. O bom empreendedor estuda bastante o seu mercado de atuação

Além de conhecer o seu cliente, é preciso analisar com cautela o mercado que sua empresa está inserida.

Existem mercados que possuem características muito únicas e o bom empreendedor precisa estar atento a isso.

Quando você compreende quem são os seus concorrentes diretos e indiretos e quais são as dificuldades que o mercado enfrenta, seu olhar estratégico vai começar a permitir que você descubra os melhores caminhos a seguir com seu negócio.

5. O bom empreendedor cultiva uma cultura de inovação

Nenhuma empresa permanece do mesmo jeito a vida inteira. É preciso acompanhar as mudanças de mercado e da sociedade para conseguir manter sua relevância.

E além de todas as características de um bom empreendedor que já foram ditas até agora, você precisa incentivar uma cultura de inovação dentro da sua empresa.

Todas as dicas apresentadas anteriormente só levarão o seu negócio para um crescimento contínuo e duradouro se você estiver aberto à inovação.

Por isso, permita que seus colaboradores criem e compartilhem novas ideias constantemente para que essa cultura de inovação possa ser desenvolvida.

E não esqueça, o bom empreendedor é aquela pessoa que está disposta a romper com os padrões para construir negócios que transformam o mercado e a forma como a sociedade vive.

Leave a Comment

Posts Recentes

Clube de Vantagens: Como começar um negócio do zero

Entenda o que é um clube de vantagens, como funciona a sua gestão e aprenda a começar um negócio desse…

outubro 21, 2021

Mudanças no Pix para maior segurança

A popularização dos pagamentos via Pix tem chamado a atenção do Banco Central. Listamos algumas mudanças importantes para segurança do…

outubro 12, 2021

Fatura Simples incentiva o cuidado com a saúde mental no trabalho

Conheça o trabalho que a Fatura Simples faz para desenvolver a saúde mental no trabalho junto com todas as pessoas…

setembro 28, 2021

Automação financeira para Clube de Benefícios

Descubra as vantagens de você aderir à automação financeira no seu clube de benefícios.

setembro 13, 2021

Banco Central autoriza pagamentos por WhatsApp

O Banco Central concedeu autorização, nesta terça (30), para implementação do programas de pagamento vinculado ao WhatsApp. Os pagamentos funcionarão…

março 31, 2021

PIX: tire suas dúvidas

Neste post tentaremos esclarecer os principais questionamentos a respeito do novo meio de pagamentos PIX. O que é PIX? PIX…

março 29, 2021
Error
Cannot GET /api/stage
", "hostname": "${ampdocHostname}", "screen": "${viewportWidth}x${viewportHeight}", "language": "${browserLanguage}", "cache": null, "url": "${canonicalUrl}", "referrer": "${documentReferrer}" } } }