Categories: Gestão

5 dicas para organizar a gestão financeira empresarial

gestão financeira empresarial demanda tempo, disciplina e conhecimento. Então, é comum que as empresas tenham dificuldade para manter tudo em ordem. Por exemplo, controlar bem o fluxo de caixa e a entrada e saída de documentos e notas fiscais.

Porém, em um mercado competitivo e um cenário de fiscalizações intensas, esses deslizes podem prejudicar o seu negócio e gerar problemas com os clientes, com os fornecedores e com os órgãos governamentais.

Por ser assim, no texto de hoje listamos algumas dicas para que você consiga organizar as suas finanças e possa evitar problemas decorrentes da desorganização financeira. Confira!

1. Separe suas contas

Não cometa o erro de misturar as suas finanças pessoais com as da empresa. Então, defina um valor de retirada mensal e use apenas esse dinheiro para os seus gastos pessoais.

A confusão entre as despesas, além de prejudicar o controle, pode gerar problemas com a fiscalização e com a declaração de imposto de renda. Então, fique atento e, se for o caso, coloque um terceiro como responsável pelo seu pagamento e pelo controle diário do caixa.

2. Seja disciplinado

Ainda que tenha um contador e um software de gestão à sua disposição, é importante que acompanhe o andamento dos trabalhos, verifique se todos os registros estão sendo feitos e participe com frequência.

Lembre-se de que o sucesso do seu negócio depende disso, então o maior interessado tem que ser você. Tire suas dúvidas, pesquise e esteja sempre em busca de soluções melhores e mais modernas.

3. Estabeleça uma rotina

Caso tenha uma equipe, converse com os profissionais e defina quem será o responsável por determinada tarefa. Isso facilita a execução das atividades, aumenta o controle e estimula o cumprimento fiel das obrigações designadas.

O interessante é que, com a rotina, o fluxo do trabalho ficará mais organizado e você conseguirá controlar melhor suas notas fiscais, seus relatórios contábeis, seus prazos de pagamento etc.

Se você for responsável pela maioria das demandas, faça o mesmo. Estabeleça uma sequência de ações, datas e prazos para realizá-las. Isso fará com que não se esqueça das obrigações e tenha a oportunidade de identificar pontos de melhoria na operação.

4. Contrate profissionais especializados

Priorize a contratação de um escritório de contabilidade com profissionais qualificados para fazer o acompanhamento e analisar as contas da sua empresa. Veja isso como um investimento na segurança do seu negócio.

Os contadores verificarão as questões legais — principalmente os impostos — e darão insumos para ajudar você a decidir qual direção seguir.

5. Use softwares de gestão

Outra forma essencial para controlar as suas finanças é usar a tecnologia a seu favor e contratar softwares de gestão. Eles podem automatizar relatórios e tarefas, criam agenda de compromissos, controlam o estoque, compras, vendas e muito mais.

Além de serem seguros e contarem com backup automático dos dados, essas plataformas agilizam as atividades rotineiras e reduzem a burocracia e o retrabalho. Basta encontrar uma plataforma que se encaixa bem dentro da sua realidade.

Com todas essas dicas, cuidar da gestão financeira empresarial ficará bem mais fácil. O bom é que isso vai interferir positivamente no andamento dos processos da empresa e na consolidação dos serviços perante terceiros.

Esse texto ajudou você? Então, siga nossa página no Facebook e no Linkedin e continue acompanhando as nossas postagens!

Leave a Comment

Posts Recentes

Gestão Financeira: guia completo com dicas aplicáveis para PME’s

O que é gestão financeira e qual sua função dentro de um empreendimento? Em síntese, o papel da gestão financeira…

outubro 2, 2019

Como resolver os problemas da cobrança manual?

Dependendo do seu número de clientes, a cobrança manual pode atender bem às suas necessidades. Porém, com o crescimento do…

julho 22, 2019

8 motivos para automatizar cobranças na sua empresa!

Ter um Gestão de Cobranças eficiente é um desafio. Dada a complexidade de um processo manual, automatizar cobranças surge como…

julho 12, 2019

Como gerar boletos bancários? Aprenda aqui!

Não tem como negar: o Brasil é o país do boleto bancário. Criado em 1993 para mais segurança às rotinas…

junho 13, 2019

Descubra o que é a régua de cobrança!

A régua de cobrança é uma ferramenta de gestão financeira essencial para garantir um bom faturamento e, consequentemente, a redução…

maio 15, 2019

Como captar associados e financiar uma associação?

Costumamos dizer que criar é bem mais simples do que financiar uma associação. Após o desafio inicial da sensibilização de…

maio 2, 2019