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Categories: Associações

Como captar associados e financiar uma associação?

Costumamos dizer que criar é bem mais simples do que financiar uma associação.

Após o desafio inicial da sensibilização de interessados são necessários somente alguns procedimentos burocráticos para a criação oficial da entidade.

Com o passar do tempo, a captação de novos associados e financiamento das atividades da associação passam a ser os desafios constantes.

Nesse artigo você lerá sobre:

  1. Formas de captação de recursos para a sua associação;
  2. Como construir uma estrutura para adquirir novos associados;
  3. Planos para retenção e aquisição de novos membros;
  4. Como posicionar sua associação para aumentar o alcance de interessados.

Veja como muito do planejamento e execução para garantir o crescimento da sua associação estarão interligados entre os três tópicos que citamos acima.

[LEIA TAMBÉM] Associação (o que é, sua função e requisitos para fundação)

1. Como arrecadar fundos para financiar uma associação?

Toda organização tem custos para se manter. Portanto, uma associação não funciona sem um faturamento. É preciso caixa para sustentar estrutura, funcionários e demais custos.

Para gerar faturamento e financiar uma associação, você pode considerar as seguintes opções.

Mensalidades

Mensalidade é uma das formas mais comuns de gerar faturamento em uma associação, principalmente nas associações empresariais (ou núcleos setoriais). Cada associado paga sua mensalidade em troca da adesão ao grupo.

Neste caso, para cobrar mensalidades, você precisa ter uma estrutura de cadastro dos associados mecanismos de contato e um bom processo de cobrança para evitar inadimplência.

Se você for considerar a eficiência do trabalho nessas condições, cobrança de mensalidade é uma atividade recorrente.

Como a cobrança irá ocorrer com uma periodicidade padrão o ideal é que você tenha um sistema de Gestão de Cobrança e Faturamento, assim conseguirá automatizar boa parte das suas atividades.

A automação de atividades ajuda executá-la sem larga escala sem muitos esforços. Então, caso sua associação comece a aumentar de tamanho, você sentirá pouco ou quase nenhum impacto para fazer as cobranças.

Doações e Contribuições

Com doações e contribuições, sua arrecadação será mais esporádica. Geralmente, este tipo de arrecadação é mais utilizado para financiar uma associação filantrópica, por exemplo.

Imagine uma ONG que trabalha em prol de questões de saúde ou humanitárias. Naturalmente, pessoas interessadas na causa se mostraram disponíveis a ajudar a organização na manutenção das suas atividades.

Patrocínios

Os patrocínios são contribuições significativas dadas por empresas ou empresários interessados em fomentar determinadas atividades.

Existem diversos propósitos para uma empresa ou empresário patrocinar uma associação: filantropia, interesse comum, troca de divulgação, fomento de atividades técnicas, relacionamento com a comunidade e etc.

Parcerias Públicas ou Privadas

A depender do objetivo da associação, você pode conseguir parcerias com financiamento público ou privado.

Neste caso, é uma espécie de patrocínio, porém com uma característica mais duradoura e com menor presença de marketing.

Vale lembrar que as parcerias também podem não trazer renda para a associação, mas podem ser utilizadas como barganha perante seus associados.

Por exemplo, existem parcerias que tornam possível oferecer descontos e condições especiais na compra de produtos ou serviços.

Eventos

Eventos de baixo risco podem ser uma excelente forma de fazer caixa e engajar a comunidade em volta da associação.

Você pode organizar palestras, workshops e meetups.

Os eventos podem ser utilizados de diferentes maneiras. Por exemplo, para associados, um determinado encontro é grátis.

Enquanto isso, abrir este mesmo encontro para não-associados mediante pagamento de entrada.

Isso seria uma forma de fazer caixa e abrir portas para que os interessados tenham uma experiência tangível e possam tomar sua decisão sobre associar-se ou não.

Aplicações Financeiras

Este talvez seja um dos modelos menos praticados para financiar uma associação, mas que pode trazer um bom retorno financeiro.

Primeiramente, para captar recursos com investimento, você deve ter o que investir.

Portanto, esta opção é sempre considerada quando existe uma reserva financeira.

Faz mais sentido falar em aplicações financeiras para aquelas associações mais maduras. Com reserva em caixa, é decidido por meio democrático fazer investimentos a longo prazo para a organização.


Como você pode ver, são inúmeras as formas de faturamento para uma associação. Para descobrir as melhores formas de gerar receita, tenha em mente a área de atuação.

Por exemplo, para associações empresariais, as formas mais comuns são a mensalidade e eventos. Porém, algumas delas também podem utilizar-se das aplicações financeiras, parcerias e/ou patrocínios

Para financiar uma associação filantrópica, pode fazer mais sentido gerar receita a partir de eventos, doações e/ou patrocínio.

2. Construindo uma estrutura escalável para aquisição de novos associados

Para garantir o crescimento organizado da sua associação, é necessária uma estrutura escalável.

Planeje uma organização a qual seja possível aumentar o seu tamanho sem a necessidade de alto investimento na operação.

Assim, você sentirá muito pouco a diferença na gestão e organização operando para 100 ou 10.000 associados.

Dessa forma, podemos citar os seguintes pontos como cruciais:

Detalhando as informações da sua associação em um site

Um site bem elaborado vai te ajudar a encurtar caminhos e evitar perda de tempo com atendimentos básicos.

Quando falamos em atendimentos básicos, são aqueles tipos de informações que podem ser transmitidos de maneira impessoal através do seu site.

Abaixo, listamos alguns pontos essenciais que um bom site de associação deve abordar:

  • Propósito da associação – o propósito é a base do engajamento e necessário para trabalhar a sua causa;
  • Informações para contato – informações para contato é uma prioridade. Você deve estar sempre ao alcance dos seus interessados;
  • Benefícios para associados – mostrar o valor que sua associação agrega será fundamental na tomada de decisão de filiação;
  • Formulário para facilitar a filiação de novos membros – colher informações prévias dos interessados na filiação é fundamental. Inclusive, em algumas associações uma das etapas do processo de filiação é a aprovação pelos já associados;
  • Equipe que faz a associação funcionar – mesmo que seja um ponto de menor conversão, mostrar a equipe da associação faz parte de um trabalho de marca (branding);

Quem e quantos são os associados – quanto maior for a associação, maior será a certeza de que ela está oferecendo bons benefícios. Mostrar o tamanho da sua rede de associados traz credibilidade à sua organização.

Porque automatizar processos na minha associação?

A automação de processos em uma organização traz a possibilidade de concluir mais atividades com um menor número de recursos ou colaboradores.

Como a realidade das associações é geralmente contar com uma equipe de voluntários, utilizar soluções para a automação pode diminuir bastante o tempo gasto com a gestão.

Por exemplo, uma solução que automatiza a cobrança de mensalidades (faturamento) facilitará a arrecadação. Com o processo automático, o funcionário terá mais tempo para acompanhar as situações mais críticas, caso necessário, e agir de acordo com a situação.

Ofereça diferentes tipos de adesão na sua associação

A depender do segmento em que sua associação está atuando, pode surgir a possibilidade de oferecer diferentes tipos de adesão. Por exemplo: pessoa física, pessoa jurídica, idosos e etc.

Oferecer diferentes possibilidades de filiação e de benefícios pode aumentar o seu alcance para possíveis associados.


3. Planos para retenção e aquisição de novos membros

Com uma boa estratégia para faturamento e uma estrutura de gestão escalável, o desafio será adquirir novos membros e trabalhar a retenção dos mesmos. Assim, sua associação estará no caminho do crescimento organizado e sustentável.

Retenção de associados

Trabalhar a retenção dos associados, significa que o CHURN deve estar sempre baixo. CHURN é a métrica que indica a quantidade de receita ou clientes perdidos dentro de um determinado período.

Dessa forma, uma vez associado, seu trabalho será garantir a satisfação do mesmo com a sua associação e os benefícios entregues.

Portanto, considere os seguintes pontos como importantes na hora de desenvolver estratégias para retenção.

Porque promover eventos é importante para uma associação?

Promover eventos e interação entre os membros da associação pode ser uma das melhores estratégias. O fortalecimento do networking entre associados podem fazer surgir novos negócios e parcerias entre eles.

Além disso, em um evento, você terá a oportunidade de trabalhar sua marca, transparência e entrega de valor.

Organize palestras com especialistas na área de atuação. Treinamentos, encontros para networking, planejamento de segmentos também são ideias que podem ser trabalhadas.

Buscar parcerias

A força da sua associação pode conseguir parceiros e negociações especiais para todo o grupo de associados. Por exemplo, condições especiais com determinados fornecedores, parceria para promoção de eventos, clubes de desconto e etc.

As parcerias podem não financiar uma associação, mas serão cruciais na hora de manter associados, pois abrem possibilidades como as citadas acima para oferecer benefícios aos membros.

Entregar valor real e mostrar resultados (ROI Positivo)

Talvez o mais subjetivo dos pontos. Entregar valor é, de fato, mostrar ao seu associado os benefícios que sua associação traz. Mostrar resultados financeiros, parcerias alcançadas, negociações coletivas.

Uma gestão democrática e transparente está mais suscetível de engajar os associados. A tentativa é que esteja bem claro aos seus membros os benefícios que sua associação entrega a eles.

Estratégias para aquisição de novos membros

Uma excelente estratégia para ampliar as possibilidades de adquirir novos membros é, caso possível, criar diferentes formas de associação. Por exemplo, uma associação que tem planos para empresa, pessoa física e estudantes.

Porém, criar novas categorias de associados nem sempre é possível. Então, vamos falar aqui de 4 questões que são bem importantes e comuns para qualquer tipo de associação.

Para adquirir constantemente novos membros, preste atenção nestes quatro pontos a seguir:

Trabalhando a marca e presença de uma organização

Defina bem a proposta da sua associação. Com isso, trabalhe um bom plano de comunicação e branding. A comunicação e o branding são os pilares que vão conduzir a imagem criada para a sua organização.

Uma posição diferenciada no mundo online é fator primordial nos dias de hoje.

Lembre-se que, hoje em dia, a maioria das pessoas recorrem ao Google para fazer pesquisas sobre os mais diversos assuntos.

Mas não se esqueça que também existem possibilidades de trabalhar sua marca em frentes offline. Como, por exemplo, frequentar eventos da comunidade envolvida à sua causa.

Trabalhar a marca e a presença da sua associação nada mais é do que ter estratégia e planos para exercer influência dentro da comunidade em que sua organização está inserida.

Equipe capacitada entrega qualidade e excelência no atendimento

Procure ter uma equipe preparada para recepcionar interessados e novos associados. Qualidade no atendimento será primordial para ganhar a confiança dos que pretendem se associar.

Uma equipe capacitada terá mais possibilidade de mostrar o valor da sua associação. Assim como deixar claro qual é o propósito da sua organização.

Programas de indicação ampliam o seu alcance

Programa de indicações são ótimos para ter uma boa infiltração em redes sociais. Certamente, seus associados conhecem alguma empresa ou pessoa que também colherá benefícios ao se associar à sua organização.

Imagine que cada novo associados tenha ao menos mais 2 pessoas para indicar. Seu alcance será exponencial.

Eventos para aquisição de novos associados

Viu como falamos de eventos diversas vezes? Eles são ótimos para captar recursos (vale sempre uma análise custo-risco-benefício), engajar associados e estimular novas associações promovendo a interação com não-membros.

Os eventos também são uma grande oportunidade para trabalhar sua marca e influência perante a comunidade envolvida.

Percebe-se facilmente que os eventos fazem total sentido para a integração da comunidade, promoção da sua causa e fortalecimento da sua marca. E, porque não, financiar uma associação.

Tudo o que uma associação necessita para seguir o crescimento.


4. A importância de trabalhar para que sua associação seja um hub de interesses!

No livro “Linked: A Nova Ciência dos Networks”, o autor Albert-László Barabási explica que a natureza não randômica da formação de algumas redes produzem os hubs, conectores de uma rede com um grande número de links.

Por exemplo, considerando as linhas aéreas de um país e cada linha uma conexão, podemos identificar que alguns aeroportos possuem um maior número de vôos. Estes aeroportos são os hubs.

As redes sociais também possuem natureza não-randômica. Isso significa que o crescimento de uma rede não é aleatório e igualitário.

Assim está definido no livro: “todos seguimos uma tendência inconsciente, conectando, com maior probabilidade, os nós que conhecemos, que são inevitavelmente os nós mais conectados na Web. Preferindo os “hubs.”

É por isso que, dentro da sociedade, temos algumas pessoas com um maior número de conexões que outras. E a medida que o tempo passa essas pessoas com muitas conexões, têm mais chances de conhecerem ainda mais gente.

Estamos falando das redes para te mostrar que sua associação pode ser vista como um “hub de interesse”. As pessoas estão se associando por um interesse em comum. Sendo assim, quanto mais sócios você tem, será mais fácil você alcançar novos interessados.

Por isso, entenda a importância do engajamento, trabalhando os aspectos e estratégias que mostramos acima.

No início, pode ser difícil obter bons resultados para adquirir novos membros e faturar, porém, ao trabalhar novas estratégias de captação e retenção de novos associados a sua rede terá chance de crescer.

Perceba que o engajamento dos já associados será fundamental para financiar uma associação e o seu crescimento.

Tags: associação

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