Imagem de uma mão segurando um símbolo de desconto, representando o clube de vantagens. Imagem de uma mão segurando um símbolo de desconto, representando o clube de vantagens.

Clube de Vantagens: Como começar um negócio do zero

8 minutos para ler

Você está pensando em começar um clube de vantagens na sua região? Então confira esse nosso conteúdo que vai te explicar como começar um negócio do zero.

Muitas pessoas têm o desejo de começar a empreender e serem donas do próprio negócio. Mas muitas delas ficam com dúvidas sobre o que devem fazer para conseguir desenvolver um negócio sustentável.

São vários os aspectos que você precisa estar atento na hora de começar um negócio do zero, e estamos aqui para ajudar você nesse processo. Vamos nessa?

O que são clubes de vantagens

Tendo em vista que você está criando um negócio de clube de vantagens, é preciso compreender com clareza o que eles são e como funcionam.

Clubes de vantagens são programas de incentivo aos consumidores, de forma que eles pagam uma taxa mensal para usufruir de uma série de vantagens diferentes. Os benefícios podem abranger desde descontos em estabelecimentos a condições exclusivas para adquirir produtos ou serviços com os parceiros do clube. 

O formato se popularizou com o Cartão de Saúde, um tipo de clube de vantagens em que através de uma mensalidade fixa é possível ter acesso a consultas médicas em diversas especialidades com preço exclusivo, e ainda ganhar descontos em exames, farmácias e outros serviços de educação e lazer. 

Esse modelo de negócio tem atraído diversos empreendedores por conta de algumas vantagens bem interessantes:

Previsibilidade financeira que o clube de vantagens pode oferecer

Como o clube de vantagens realiza uma cobrança recorrente, é possível ter uma previsão de receita segura. Assim você consegue planejar melhor a saúde financeira do seu negócio.

Operação enxuta para gerir o negócio

Com uma equipe reduzida e uma boa plataforma para a automação das vendas e cobranças, você conseguirá gerenciar o seu clube de vantagens sem muitas dificuldades.

Grande capacidade de fidelização dos clientes

Quanto mais benefícios você oferecer aos seus clientes, maior a fidelização deles, e ao perceber o valor que as vantagens adquiridas estão trazendo para sua vida, dificilmente o cliente deixará de assinar seu clube de vantagens.

Tudo isso proporciona um negócio mais estável e com grande capacidade de crescimento, já que é possível incrementar os benefícios com outros produtos complementares, tais como:

  • Serviços médicos em uma clínica ou rede de clínicas credenciadas;
  • Pacote de assistência pós-vida;
  • Pacote de assistência automotiva;
  • Pacote de assistência pet;
  • Entre vários outros.

Como começar um negócio do zero

Para começar um negócio do zero é preciso muita disciplina, organização e planejamento.

E agora que você já entendeu como funciona um clube de vantagens, vamos dar algumas dicas para você conseguir dar o pontapé inicial no seu próprio clube.

1. Defina os benefícios do seu clube

Antes de mais nada, você precisa estabelecer quais serão as vantagens oferecidas aos clientes que aderirem ao seu clube de vantagens.

É preciso pensar nas necessidades do seu público, na frequência que as pessoas irão utilizar os benefícios e em quais serviços/produtos eles estão interessados em consumir. Esses parâmetros irão ajudar você a identificar as marcas e empresas que serão atrativas como parceiras dentro do seu clube.

Lembre-se que seus clientes precisam de vantagens que possam ser aproveitadas constantemente, porque só assim eles verão valor em pagar mensalmente um plano do seu clube de vantagens.

2. Escolha entre prestar os serviços ou terceirizá-los.

Para um clube de vantagens ser atrativo é preciso ter uma boa qualidade na prestação dos serviços que estão inclusos nos planos, dessa forma é importante ter um carro chefe para o seu negócio que você tenha total controle sobre a experiência com seus clientes.

Mas é fundamental agregar outros benefícios e vantagens para seus clientes. Por isso, a decisão entre realizar esses serviços ou terceirizá-los fará muita diferença na estrutura de gestão do seu clube.

Assumindo a gestão completa ou parcial dos serviços

Se você já possui uma clínica médica ou veterinária, funerária ou qualquer outra empresa que possui um fluxo contínuo de clientes utilizando os serviços, é possível que esse formato seja mais interessante para o seu negócio.

Nesses casos, o clube de vantagens poderá potencializar o consumo dos seus serviços.

No entanto, é preciso ter bastante cuidado na precificação do seu clube para não acabar saindo no prejuízo.

Terceirizando a gestão dos serviços

Já nesse caso, sua empresa consegue ter uma maior liberdade geográfica para atuar em qualquer lugar, desde que tenha parceiros na região para atender seus clientes.

Além disso, facilitará o controle na precificação dos seus planos, tendo em vista que os seus parceiros que irão realizar o serviço em si.

Aqui a atenção fica para, justamente, as parcerias que você fecha. Todo cuidado é pouco, e seu clube de vantagens precisa estar associado a empresas de qualidade e confiança para o seu cliente se sentir seguro ao acionar seus serviços.

3. Estabeleça a precificação dos seus planos

Como foi dito anteriormente, o modelo do seu clube de vantagens irá impactar diretamente na precificação dos seus planos oferecidos.

Para auxiliar nesse processo, além de ficar atento aos custos de assumir a gestão dos serviços prestados ou da terceirização deles, será necessário levar em consideração os fatores de: despesas diretas e indiretas do seu negócio, impostos sobre a venda e valor cobrado pelos clubes de vantagens concorrentes.

Você deve estimular que o clube de vantagens seja contratado para toda família, por isso sua estratégia de precificação deve considerar os valores de inclusão de dependentes.

Além disso, estabelecer períodos de carência e limites de uso dos benefícios são estratégias que contribuem para desenvolver uma gestão financeira mais saudável para o seu clube.

4. Desenvolva uma boa estrutura de vendas

Agora que você já sabe os benefícios que vai oferecer e como irá cobrar do seu cliente, é preciso ir atrás deles para assinar seus planos.

A área de vendas é fundamental para seu clube de vantagens conseguir alavancar a operação. E para isso existem alguns modelos comerciais diferentes que você pode optar por adotar em seu negócio:

  • Vendas Online: investir em uma estrutura digital para que seus clientes realizem a compra dos planos de forma independente e automática.
  • Vendas de Balcão: receber os clientes em seu estabelecimento físico para realizar a aquisição dos planos.
  • Vendas de Campo: investir em um time comercial de vendedores de campo para captar clientes pela cidade.

Você pode escolher um único formato ou combinar vários deles como estratégias complementares das suas vendas.

Independente de qual seja o modelo, a estratégia comercial será a operação central do seu clube de vantagens e por isso exige um cuidado especial na hora de planejar o seu negócio.

Por isso, reflita nas perguntas abaixo quando estiver pensando nos 6 primeiros meses do seu clube de vantagens:

  1. Qual a meta para venda de planos?
  2. Qual a projeção para a taxa de conversão de vendas?
  3. Quanto pretendo gastar no custo de aquisição de clientes?

5. Formalize seu clube de vantagens

Por fim, para começar um negócio do zero será preciso formalizar o seu clube de vantagens do ponto de vista jurídico e contábil.

Tenha um bom contador junto ao seu negócio para auxiliar no processo de abertura do CNPJ, definição do CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) e entendimento das questões tributárias para sua empresa, um advogado que possa orientar nos aspectos legais do seu clube de vantagens e um bom banco para abrir sua conta e movimentar suas transações financeiras com segurança.

Além disso, é importante estar atento a outros aspectos regulatórios que possam recair sobre seu clube. Alguns serviços específicos podem exigir normas diferenciadas para sua operação.

Pronto! Agora você está preparado para dar um grande passo e começar o seu próprio clube de vantagens. Dá uma revisada nas dicas com o infográfico abaixo:

Infográfico resumindo os 5 passos para começar a gestão de um clube de vantagens do zero.

Com essas dicas será possível estruturar um bom negócio que atenda as necessidades do seu público e traga um retorno financeiro saudável para você.

Depois que o seu clube de vantagens estiver pronto e dando os primeiros passos na operação, compartilhe com a gente por aqui. Vamos ficar muito felizes em ver você faturando com o seu negócio.

Para mais dicas e insights para potencializar o crescimento do seu clube de vantagens, cadastre abaixo o seu email para nossa newsletter. Estaremos sempre enviando novidades para ajudar o seu negócio.

 

 

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