Warning: time() expects exactly 0 parameters, 1 given in /var/www/html/wp-content/plugins/rock-convert/inc/frontend/class-frontend.php on line 167
Categories: Gestão Financeira

Como a otimização de processos ajuda o setor financeiro?

Para falar de mapeamento e otimização de processos, primeiro temos que entender o que processo significa. Um processo é um conjunto de atividades executadas num determinado fluxo que tem como objetivo um resultado final.

Por exemplo, o passo a passo executado para elaboração de uma proposta de venda é um processo.

Nesse post, falamos sobre a importância do mapeamento e otimização de processos para o crescimento de uma empresa. Também mostramos por onde começar uma gestão orientada a processos.

A importância da otimização de processos

Uma empresa possui várias áreas e cada uma delas seus respectivos processos. Logo, é natural que o mapeamento dos processos comece pela principal atividade da empresa e depois chegue até às áreas chave.

Uma vez que seus processos estão mapeados você deve preparar o passo seguinte: otimização de processos.

Com o mapeamento concluído e o processo em operação, você ganha uma visão mais ampla do fluxo de atividades. Assim, consegue otimizar seu processo para alcançar um resultado melhor com menos esforço

O mapeamento e otimização de processos melhoram a operação da empresa. Identificando pontos de melhoria nas áreas e os ajustando, você evita erros e traz economia de tempo e recursos na sua empresa.

Além disso, a visão sistêmica que é adquirida com uma gestão orientada a processos permite tomadas de decisão mais assertivas e estratégicas.

Otimização de processos no setor financeiro

A saúde financeira é um indicador de uma operação bem feita e um modelo de negócio sustentável. É no setor financeiro que você tem a certeza de que suas contas estão fluindo bem e seu negócio terá continuidade.

Mapear e otimizar os processos do setor financeiro é vital para eliminação de erros, redução de custos, e entendimento real da saúde financeira do negócio.

Sem um entendimento detalhado das finanças, você pode estar remando contra a maré e não perceber.

Dicas para melhorar a otimização dos processos na sua empresa

Agora que você já sabe o que é a otimização de processos e a sua importância no departamento financeiro, confira algumas dicas para implementá-la com sucesso na sua empresa.

Conheça a rotina da sua empresa

Se mapear os processos é saber exatamente o passo a passo para concluir qualquer atividade na empresa, não podemos deixar de conhecer bem nossas rotinas.

Para isso, todos os envolvidos com a rotina empresarial devem estar comprometidos no mapeamento dos procedimentos diários.

Esse mapeamento pode ser criado com base em um fluxograma das atividades. Este deverá apresentar quais são os principais processos executados, os funcionários envolvidos, as áreas, os recursos e o que está sendo trabalhado em cada uma dessas tarefas.

Se você ainda não conhece nenhuma teoria sobre o mapeamento de processos, um caminho mais fácil é listar em sequência tudo o que envolve aquela atividade, do primeiro ao último passo.

Conhecendo bem a rotina, você já terá alguns recursos para possíveis melhorias de determinado processo.

Utilize a tecnologia na padronização dos processos

A maior aliada da otimização de processos é a tecnologia. Ela é essencial quando o assunto é a padronização, eficiência e racionalização de recursos.

É essencial o investimento em tecnologia para a otimização dos seus processos. Existem muitas soluções para diversas áreas e atividades específicas de uma empresa.

A tecnologia vai te ajudar a seguir o processo e também automatizar alguns passos. Isso te permite economizar tempo, evitar que algum passo seja esquecido pelo caminho e os retrabalhos.

Agora que você sabe a importância do mapeamento e otimização dos seus processos, não deixe a evolução do seu negócio para depois. Conheça bem sua rotina e utilize a tecnologia para melhorar seus resultados.

Se você não sabe por onde começar, procure por empresas que fornecem soluções de otimização de processos ou de consultoria em processos. Se você pensa em otimizar os processos do financeiro, não deixe de entrar em contato com o Fatura Simples.

Posts Recentes

Gestão Financeira: guia completo com dicas aplicáveis para PME’s

Gestão Financeira: guia completo com dicas aplicáveis para PME’s

O que é gestão financeira e qual sua função dentro de um empreendimento? Em síntese, o papel da gestão financeira…

outubro 2, 2019
Como resolver os problemas da cobrança manual?

Como resolver os problemas da cobrança manual?

Dependendo do seu número de clientes, a cobrança manual pode atender bem às suas necessidades. Porém, com o crescimento do…

julho 22, 2019
8 motivos para automatizar cobranças na sua empresa!

8 motivos para automatizar cobranças na sua empresa!

Ter um Gestão de Cobranças eficiente é um desafio. Dada a complexidade de um processo manual, automatizar cobranças surge como…

julho 12, 2019
Como gerar boletos bancários? Aprenda aqui!

Como gerar boletos bancários? Aprenda aqui!

Não tem como negar: o Brasil é o país do boleto bancário. Criado em 1993 para mais segurança às rotinas…

junho 13, 2019
Descubra o que é a régua de cobrança!

Descubra o que é a régua de cobrança!

A régua de cobrança é uma ferramenta de gestão financeira essencial para garantir um bom faturamento e, consequentemente, a redução…

maio 15, 2019
Como captar associados e financiar uma associação?

Como captar associados e financiar uma associação?

Costumamos dizer que criar é bem mais simples do que financiar uma associação. Após o desafio inicial da sensibilização de…

maio 2, 2019
Share This