Categories: Faturamento

Descubra como cobrar mensalidade de forma descomplicada!

Em um mercado tão competitivo, ter uma projeção das receitas e a fidelização dos seus clientes é um grande diferencial para a tomada de decisão. Independentemente do ramo de atividade, cobrar mensalidade é uma forma de garantir a saúde financeira do seu negócio.

Além de possibilitar estratégias de gestão mais sólidas, com esse modelo de empreendimento os clientes pagam antecipadamente pelos seus serviços. Logo, manter sua carteira de cliente está diretamente ligada à satisfação do consumidor.

Pensando nisso, fizemos este artigo com informações de como estruturar um negocio recorrente. Continue a leitura e confira!

1. Padronize seu serviço para cobrar mensalidade

Para utilizar essa forma de cobrança, é necessário que você conheça bem seu produto/serviço, pensando em estratégias de como cobrar mensalidade.

Faça um pacote de contratos por grupos de afinidades, no qual clientes que necessitam de serviços parecidos paguem a mesma mensalidade. Além disso, analise seu negócio e identifique as melhores datas de vencimentos, possibilitando, assim, um fluxo de caixa condizente com a sua realidade financeira.

2. Organize os meios de pagamentos

A forma como você receberá sua receita deve ser algo planejado: gerenciar essas receitas são a chave para um planejamento financeiro estratégico. Por serem pagamentos de mensalidades, é de grande importância que você ofereça diversas formas para executar esse pagamento, conforme melhor se aplica ao seu consumidor.

Atualmente, as formas de pagamento mais comuns e seguras são:

  • cartão de crédito — possibilita a garantia do pagamento, além da comodidade para o consumidor, uma vez que os desembolsos só ocorrerão nas datas de vencimento, sem a necessidade da autorização mensal do cliente;
  • débito automático — esse modelo de cobrança também é uma das mais utilizadas no mercado, no entanto, é mais complexo. Cobrar mensalidade no débito automático necessita da negociação do beneficiário com os bancos, e só após isso o correntista terá disponível essa forma de pagamento;
  • boleto bancário — com certeza é a mais comum das formas de cobrança mensal. Uma praticidade a mais para as pessoas que não possuem conta bancária ou cartão de crédito. No entanto é uma das formas tem mais chance de inadimplência.

Analise os custos de cada opção e com as opções de pagamento escolhida, cabe à empresa gerenciar seus recebimentos, certificando-se da confidencialidade e proteção dos dados dos seus clientes.

3. Utilize um sistema de gestão

Trabalhar com as diversas demandas do dia a dia não é uma tarefa fácil. Organizar manualmente todos esses controles pode gerar equívocos e inexatidão das informações. Por isso, realizar esse processo com o suporte de um sistema de gestão é mais fácil e prático.

Hoje, a tecnologia viabiliza todos os processos: por meio dela você pode programar a emissão das faturas, gerenciar os vencimentos, conciliar os recebimentos, fazer cobranças e emitir relatórios de acompanhamento. Por isso é tão importante a escolha de um software de fácil manuseio e que supra todas as suas necessidades.

Ter essas ferramentas que demonstram como anda a saúde financeira do seu negócio é fundamental para manter o equilíbrio e a gestão do seu empreendimento.

4. Controle a inadimplência

Um dos grandes problemas de toda organização é a inadimplência. Por isso, é fundamental saber organizar estratégias, de modo que não afete seu negócio. O controle da inadimplência é fundamental no modo como cobrar mensalidade.

Caso sua carteira de clientes esteja passando por esse problema, aposte no relacionamento com o consumidor. Procure possibilitar alternativas que garantam o seu recebimento e que demonstrem o quanto ele é importante para a sua empresa.

Priorize seu fluxo de caixa e analise como ele será afetado com a inadimplência. Por esse motivo, determine um número de dias para realizar a primeira chamada com o cliente. Leve sempre em consideração a data do vencimento da fatura.

Utilize meios impessoais para realizar essas cobranças. Existem inúmeras possibilidades para automatizar este processo dentro da sua empresa. Uma boa régua de cobrança é essencial para manter a taxa de inadimplência baixa.

Você acabou de conhecer as premissas de como cobrar mensalidades uma maneira de garantir receita. Se você quer mais informações sobre o assunto, não hesite em entrar em contato conosco! Estamos prontos para te mostrar que faturar e cobrar pode ser simples!

Leave a Comment

Posts Recentes

Gestão Financeira: guia completo com dicas aplicáveis para PME’s

O que é gestão financeira e qual sua função dentro de um empreendimento? Em síntese, o papel da gestão financeira…

outubro 2, 2019

Como resolver os problemas da cobrança manual?

Dependendo do seu número de clientes, a cobrança manual pode atender bem às suas necessidades. Porém, com o crescimento do…

julho 22, 2019

8 motivos para automatizar cobranças na sua empresa!

Ter um Gestão de Cobranças eficiente é um desafio. Dada a complexidade de um processo manual, automatizar cobranças surge como…

julho 12, 2019

Como gerar boletos bancários? Aprenda aqui!

Não tem como negar: o Brasil é o país do boleto bancário. Criado em 1993 para mais segurança às rotinas…

junho 13, 2019

Descubra o que é a régua de cobrança!

A régua de cobrança é uma ferramenta de gestão financeira essencial para garantir um bom faturamento e, consequentemente, a redução…

maio 15, 2019

Como captar associados e financiar uma associação?

Costumamos dizer que criar é bem mais simples do que financiar uma associação. Após o desafio inicial da sensibilização de…

maio 2, 2019