Warning: time() expects exactly 0 parameters, 1 given in /var/www/html/wp-content/plugins/rock-convert/inc/frontend/class-frontend.php on line 167
Categories: Gestão Financeira

Fluxo de caixa é indicativo da saúde da empresa. Entenda como!

A falta de controle dos recursos monetários de uma empresa pode levá-la rapidamente à falência. Nesse sentido, o fluxo de caixa compõe boa parte da importância desse controle que mantém a companhia funcionando.

É comum que pequenas e microempresas tenham dificuldade em manter uma forte gestão do seu fluxo de caixa, muitas vezes, por não compreenderem o que ele representa e de que forma pode afetar suas decisões.

Quer saber como otimizar sua gestão de fluxo de caixa e alavancar sua organização? Então este artigo foi feito para você!

O que é fluxo de caixa?

Ele pode ser definido como o registro das movimentações financeiras que acontecem dentro da empresa — as famosas entradas e saídas.

É uma ferramenta tanto de controle como de gestão, utilizada pelos empresários para auxiliar na tomada de decisão. Ela também fornece uma melhor visualização do desempenho financeiro da companhia. Possibilitando o redirecionamento de recursos e o manejamento de gastos.

Como pode auxiliar na tomada de decisão?

Os dados do fluxo de caixa são arquivados pela empresa em seu balanço e, quando há uma organização financeira eficiente, essas informações podem se tornar indispensáveis para a tomada de decisão.

Por exemplo: analisando as movimentações financeiras entre dois ou mais períodos, é possível criar parâmetros de quais setores geraram um maior faturamento ou prejuízo.

Desse modo, você poderá observar mais claramente os dados de cada fase da empresa e comparar seus períodos sempre que achar necessário. Tudo graças ao registro do fluxo de caixa, indicando faturamentos, gastos, investimentos etc.

Como pode otimizar meu controle financeiro?

A falta de controle do fluxo de caixa pode levar facilmente ao caos financeiros. Assim, as empresas geram uma maior quantidade de obrigações em seu passivo ou acumulam a inadimplência.

Com um fluxo de caixa bem desenvolvido, você tem um controle rigoroso daquilo que entra e sai de sua companhia, além da capacidade de comprovar de onde vem esse dinheiro para evitar problemas posteriores com o fisco, por exemplo.

De que maneira ajuda no gerenciamento de gastos?

Os supérfluos, infelizmente, são uma constante presente na maioria das empresas e, por serem sutis, fica difícil detectá-los sem a ajuda de alguma ferramenta de gestão.

Dando uma boa olhada no fluxo de caixa do período, será mais fácil encontrar e comparar os gastos em excesso nos setores. Isso evita a perda de recursos indispensáveis para a empresa, a fim de otimizar seu lucro.

Como o fluxo de caixa pode assistir o meu planejamento financeiro?

Fazer previsões da situação financeira da empresa também é dever do gestor que cria diretrizes a fim de evitar contratempos, sempre fazendo a comparação dos períodos.

Por ter todas as informações financeiras da empresa, o fluxo de caixa é indispensável para o planejamento estratégico. Ele ajudará na estipulação de metas reais para o período, fazendo previsões de recebíveis e de gastos com precisão.

Assim, você também terá ideia melhor do quanto pode reinvestir na otimização do seu negócio. Seja produto ou serviço, o bom gestor estará sempre atento a novas oportunidades de investimento.

Mais do que importante, manter uma forte gestão do seu fluxo de caixa é imprescindível para a saúde da empresa. Além de manter o controle das movimentações, ele oferece dados para guiar a sua tomada de decisão a fim de garantir um bom retorno.

Gostou do conteúdo? Então aprenda mais sobre o papel da gestão financeira e otimize sua forma de dirigir a empresa!

Posts Recentes

Gestão Financeira: guia completo com dicas aplicáveis para PME’s

Gestão Financeira: guia completo com dicas aplicáveis para PME’s

O que é gestão financeira e qual sua função dentro de um empreendimento? Em síntese, o papel da gestão financeira…

outubro 2, 2019
Como resolver os problemas da cobrança manual?

Como resolver os problemas da cobrança manual?

Dependendo do seu número de clientes, a cobrança manual pode atender bem às suas necessidades. Porém, com o crescimento do…

julho 22, 2019
8 motivos para automatizar cobranças na sua empresa!

8 motivos para automatizar cobranças na sua empresa!

Ter um Gestão de Cobranças eficiente é um desafio. Dada a complexidade de um processo manual, automatizar cobranças surge como…

julho 12, 2019
Como gerar boletos bancários? Aprenda aqui!

Como gerar boletos bancários? Aprenda aqui!

Não tem como negar: o Brasil é o país do boleto bancário. Criado em 1993 para mais segurança às rotinas…

junho 13, 2019
Descubra o que é a régua de cobrança!

Descubra o que é a régua de cobrança!

A régua de cobrança é uma ferramenta de gestão financeira essencial para garantir um bom faturamento e, consequentemente, a redução…

maio 15, 2019
Como captar associados e financiar uma associação?

Como captar associados e financiar uma associação?

Costumamos dizer que criar é bem mais simples do que financiar uma associação. Após o desafio inicial da sensibilização de…

maio 2, 2019
Share This