Categories: Cobrança

Os perigos da inadimplência para o seu negócio

A inadimplência existe em qualquer empresa. É bem verdade que existem várias estratégias para diminuí-la, mas eliminá-la, de uma vez por todas, é quase impossível. Por isso, é de suma importância que você saiba controlá-la. Assim, não coloca em risco o bom desenvolvimento do seu negócio.

A situação econômica do país pode contribuir para o aumento do índice de inadimplência. Por essa razão, é necessário que você conheça quais são os perigos que ela proporciona ao seu empreendimento.

Neste artigo, vamos listar as ameaças que a inadimplência trazem para o seu negócio e algumas ideias para que você saiba como combatê-la. Acompanhe!

Sem previsão, não há investimento!

No fluxo de caixa, você tem o controle de todas as suas receitas e despesas. É por meio desta ferramenta que você verifica se a sua empresa pode ou não realizar novos investimentos.

A inadimplência gera dificuldade na previsão das receitas. Essa incerteza faz com que a empresa não tenha segurança necessária para realizar novos investimentos, prejudicando possíveis novas iniciativas do seu negócio.

Sem receita, não há expansão!

Sem um fluxo de caixa previsível, com acúmulo de dívidas e diminuição de clientes é, simplesmente, impossível fazer a sua empresa crescer. Para expandir, é necessário muito investimento e a segurança de que será possível arcar com os velhos e novos compromissos do negócio.

Infelizmente, com a inadimplência, seus planos de expansão não vão sair do papel. A receita é essencial não só para o bom funcionamento da empresa, mas também para o investimento e expansão do seu negócio.

Em situações mais graves, seu negócio pode até ter que diminuir. Por isso, é de extrema importância uma grande organização financeira. Procure sempre fazer reservas para eventuais emergências, sejam em novos investimentos/oportunidades ou pagamento de despesas.

Problemas na hora de pagar suas contas

Obviamente a inadimplência pode desorganizar as suas contas. Se você tem uma reserva, talvez seja necessário usá-la para quitar débitos, o que não é o ideal. Caso você não tenha uma reserva, poderá se complicar por não cumprir com as obrigações financeiras.

Por não possuir reservas, algumas empresas se veem obrigadas a buscar empréstimos. Situação que pode ser muito perigosa devido aos altos juros e às taxas cobradas pela instituição financeira.

Utilizar empréstimos para quitar dívidas não colocará sua empresa no caminho do crescimento. Além disso, a imprevisibilidade de receitas ainda vai existir e as chances de ter que recorrer a novos empréstimos pode ser grande.

Desgaste da relação com o cliente

A falta de tato na hora de lidar com os clientes inadimplentes é um perigo para a empresa. Uma cobrança mal feita, pode acabar desgastando a relação com o cliente. Além de perder uma fonte de renda, você terá que investir esforços na recuperação da dívida por meio da justiça.

Uma cobrança efetiva deve recuperar o crédito e preservar o cliente. Com isso em mente, muitas empresas estão apostando em soluções para cobrança automática. Além de otimizar todo o fluxo de cobranças e recobranças, soluções para automação de faturamento dispõe de relatórios importantes. A automação permite que o gestor tenha mais tempo para planejar o crescimento da empresa.

Agora que você conhece os perigos da inadimplência, confira os “7 passos para vencer a inadimplência” em sua empresa!

Leave a Comment

Posts Recentes

Gestão Financeira: guia completo com dicas aplicáveis para PME’s

O que é gestão financeira e qual sua função dentro de um empreendimento? Em síntese, o papel da gestão financeira…

outubro 2, 2019

Como resolver os problemas da cobrança manual?

Dependendo do seu número de clientes, a cobrança manual pode atender bem às suas necessidades. Porém, com o crescimento do…

julho 22, 2019

8 motivos para automatizar cobranças na sua empresa!

Ter um Gestão de Cobranças eficiente é um desafio. Dada a complexidade de um processo manual, automatizar cobranças surge como…

julho 12, 2019

Como gerar boletos bancários? Aprenda aqui!

Não tem como negar: o Brasil é o país do boleto bancário. Criado em 1993 para mais segurança às rotinas…

junho 13, 2019

Descubra o que é a régua de cobrança!

A régua de cobrança é uma ferramenta de gestão financeira essencial para garantir um bom faturamento e, consequentemente, a redução…

maio 15, 2019

Como captar associados e financiar uma associação?

Costumamos dizer que criar é bem mais simples do que financiar uma associação. Após o desafio inicial da sensibilização de…

maio 2, 2019