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Categories: Faturamento

Pagamento por boleto e cartão de crédito: tarifas e vantagens

A facilidade no pagamento é um fator determinante para que o cliente saia de um estabelecimento com a compra realizada. Afinal, quem nunca se sentiu estimulado a comprar quando viu a possibilidade de dividir a compra em dez vezes no cartão de crédito ou boleto?

Oferecer diferentes métodos de pagamento é essencial para que uma empresa aumente as vendas. Mas é preciso ter cautela, pois cada modalidade ofertada tem seus custos e só se torna vantajosa quando as tarifas e taxas não afetam os ganhos.

No post de hoje, vamos falar exatamente sobre as tarifas do cartão de crédito e do boleto — as modalidades de pagamento mais comuns atualmente.

Pagamento por boleto e cartão de crédito: vantagens para empresa e cliente

Manter sua empresa em harmonia com as tendências do mercado é essencial para não perder oportunidades de negócio. Nessa linha de pensamento, entenda a importância de permitir que seus clientes paguem via boleto ou cartão de crédito.

Vantagens do pagamento via boleto

  • Para a empresa
    • Baixo custo (tarifa fixa por boleto de R$2,00 a R$5,00);
    • Facilidade para cobrança de valores grandes e pequenos;
    • Demonstra profissionalismo;
    • Redução de atrasos e inadimplência (comparado a transferência e depósito);
    • Recebimento rápido (não precisa esperar 30 dias para pagamento cair em conta);
  • Para o cliente
    • Confiabilidade na cobrança;
    • Facilidade para pagar online ou presencialmente (lotérica, banco, etc);

Vantagens no pagamento via cartão de crédito

  • Para a empresa
    • Aumento das vendas (tá sem dinheiro? sem problema, passa no cartão!);
    • Redução de atrasos e da inadimplência (comparado a transferência, depósito e boleto);
    • Redução do índice de desistências (pagamento ‘aqui e agora’);
    • Permite parcelamento (fácil);
    • Agilidade no pagamento;
  • Para o cliente
    • Facilidade para pagar online ou presencialmente;
    • Prazo para pagamento (principalmente quando há parcelamento);

Tarifas e custos do pagamento por boleto e cartão de crédito

Cada meio de pagamento tem custos e tarifas específicos. É importante saber qual o melhor formato para seu negócio e buscar o equilíbrio entre conveniência e impacto no faturamento.

Cartão de crédito

Conveniência para o cliente e custos para a empresa. O pagamento via cartão de crédito facilita bastante o pagamento e isso resulta em mais vendas concluídas. Os principais custos são:

  • Aquisição da máquina — em alguns casos é necessário comprar ou alugar uma máquina para processamento das transações;
  • Custo para uso – mensal fixo ou percentual das vendas efetuadas;
    • Vendas no débito: menores tarifas e recebimento mais rápido;
    • Vendas no crédito: tarifas médias e recebimento em até 30 dias;
    • Vendas no crédito parcelado: maiores tarifas e recebimento mais demorado;
    • Antecipação de recebíveis: é possível antecipar o recebimento de um pagamento ao custo de uma tarifa mais alta. Quanto mais rápido, maior a tarifa.

Há ainda a possibilidade de permitir o pagamento online via cartão de crédito, assim como é feito em e-commerces. Nesse formato há apenas uma tarifa de, em média, 2~4% por transação. Não há custos de aquisição de máquina ou mensalidades.

Boleto bancário

O boleto bancário, sem dúvida, pesa menos no bolso do empresário. Cada banco tem uma política própria da cobrança pela emissão dos boletos. Em geral, as carteiras de cobrança — serviço associado às contas de pessoa jurídica — já incluem uma quantidade mensal de emissões no pacote da conta. Passado o limite desse pacote, cada emissão é cobrada individualmente.

  • Custo de emissão (pago na liquidação* ou baixa** do boleto) – em média de R$ 2,00 a R$ 5,00;
  • Custo para protestar – em média de R$ 10,00 por boleto;
  • Alterações – comumente gratuito. Quando tarifado, média de R$ 2,00 a R$ 5,00 por alteração;
  • Custos de manutenção por títulos vencidos – em média, de R$2,00 a R$5,00.

*liquidação = quando o boleto é quitado.
**baixa = quando o boleto é cancelado.

Cada uma dessas taxas deve ser considerada de acordo com o perfil de vendas da sua empresa. É preciso ter ciência de que todos esses custos terão um impacto no seu faturamento e isso deve ser minimizado na medida do possível.

Para reduzir esses custos basta que você dedique um pouco de tempo para isso.

1. Negocie com seu banco, e com outros também, afim de conseguir melhores condições;
2. Contrate o serviço adequado às suas demandas;
3. Avalie bem o meio de pagamento mais adequado para seu negócio e use-o sempre que possível;
4. Estimule o parcelamento em poucas vezes;

Soluções de tecnologia e consultoria, com foco em otimização na gestão de pagamentos, poderão ajudar imensamente sua empresa. Dê uma atenção especial a isso e desfrute de resultados muito além da redução de custos com tarifas.

E então, você já sabe qual modelo é mais adequado para o seu negócio? Compartilhe conosco!

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