Warning: time() expects exactly 0 parameters, 1 given in /var/www/html/wp-content/plugins/rock-convert/inc/frontend/class-frontend.php on line 167
Categories: Gestão Financeira

Entenda a importância do planejamento financeiro nas PMEs

Aumentar o faturamento parece decisivo para um negócio de sucesso. Principalmente, quando a empresa é de pequeno porte ou está há pouco tempo no mercado. No entanto, é o bom planejamento financeiro nas PMEs que será responsável por garantir as chances do faturamento crescer.

Segundo o SEBRAE, a falta de planejamento é a principal causa mortis das empresas nos primeiros anos. Quando empreendedores foram perguntados o por quê, 19% respondeu que foi devido a falta de capital/lucro.

Entender a real situação da empresa é o ponto de partida para a tomada de decisão. Para qualquer negócio, toda decisão deve levar em consideração como estão e como ficarão as contas.

A expansão de uma PME expõe muitos problemas e gargalos. Para que o crescimento não seja interrompido, é importantíssimo que soluções sólidas sejam criadas/utilizadas para sanar as dores encontradas. O bom planejamento financeiro vai te permitir lidar com essas situações de maneira rápida e efetiva.

Neste artigo, falamos sobre 3 benefícios do planejamento financeiro e comentamos sobre algumas ferramentas e práticas para você planejar o crescimento da sua empresa.

1. Identificação de riscos e oportunidades

Conhecer sistematicamente as finanças da empresa te permite identificar riscos e oportunidades com agilidade e precisão. Saber informações detalhadas de fluxo de caixa e inadimplência são essenciais para assumir novos custos e investir no crescimento da empresa.

  • Inadimplência fora de controle ou despesas sempre crescentes são riscos que devem ser mapeados rapidamente;
  • Produtos ou serviços com bom retorno sobre investimento e alta aceitação pelo mercado devem receber investimento para que tenham seu crescimento acelerado.

Apesar de bastante comuns, casos como esses só são identificados quando se tem informações claras para análise. A sua capacidade de identificar rapidamente riscos e oportunidades será determinante na efetividade da resposta para cada situação.

2. Investimentos certeiros com informações precisas

No planejamento financeiro, são alocados valores para investir em soluções a cada momento do crescimento da empresa. Cada investimento precisa estar associado a um objetivo específico. Deve-se considerar um contexto com orçamento limitado e diversos problemas por resolver.

Na prática, um bom planejamento orçamentário pode garantir investimentos com maior ROI (retorno sobre investimento).

Um exemplo bem simples é entender que novos clientes, provenientes de um investimento em comercial e marketing, demandam mais esforços em atendimento e na operação de retaguarda. Sem um investimento conjunto no crescimento, atendimento e operação, é possível que a qualidade da entrega caia.

Com uma previsão exata dos valores a receber no médio e longo prazo, você consegue programar com muito mais facilidade cada investimento que fará. Inclusive, pode assumir empréstimos para acelerar o crescimento.

3. Tomada de decisão sob condição de [in]certeza

A construção de um negócio de sucesso não pode depender da intuição. Dados precisos e informações bem fundamentadas devem ser base para a tomada de decisão. Assim, você cria uma estrutura de crescimento contínuo.

Evitar improvisos é importante! Especialmente, quando boa parte das decisões dependem de uma única pessoa. Em muitas PMEs, a direção é inevitavelmente muito ocupada e não consegue dedicar a devida atenção para lidar com cada situação.

Nesse cenário, um planejamento financeiro ajuda a distribuir a responsabilidade de decisão e execução entre a equipe. Por sua vez, a equipe deve tomar o planejamento como ponto de partida para os próximos passos.

Ferramentas de planejamento financeiro nas PMEs

Um bom planejamento financeiro nas PMEs deve ter informações precisas de toda movimentação já realizada e da prevista para os próximos meses ou anos.

Adotar soluções que facilitem a gestão e análise dessas informações é essencial para construir um planejamento bem sucedido. Lembre-se que ter controle sobre as finanças da empresa te permite planejar quando e como os próximos passos serão dados.

Para te ajudar, selecionamos algumas ferramentas e práticas importantes para controlar e planejar o crescimento da sua empresa:

  • Fluxo de caixa: ter uma visão clara de como o caixa da empresa se comporta ao longo do tempo é essencial. Assim, você pode diagnosticar a saúde financeira da empresa, acompanhar o capital de giro e planejar investimentos ou cortes de custos . Essa ferramenta pode ser encontrada em grande parte dos sistemas de gestão financeira;
  • Gestão e automação de cobranças: uma ferramenta eficiente para automação e gestão de cobranças é importante para manter a inadimplência sob controle. A solução impede o surgimento de gargalos advindos do crescimento da carteira de clientes;
  • Precificação: o crescimento e sustentabilidade do seu negócio estão diretamente relacionados a quanto você recebe pelos serviços ou produtos. Para manter o equilíbrio, entenda bem o valor que entrega a seus clientes, o quanto isso te custa e qual a margem que você precisa para crescer de maneira sustentável;
  • Gestão de contas a pagar: acompanhar detalhadamente as despesas e custos da empresa é importante para saber onde cortar excedentes. Como diz Beto Sicupira, um grande empreendedor brasileiro, “Custo é como unha. Tem de cortar sempre”.

Entendeu melhor como funciona o planejamento financeiro nas PMEs? Agora, você já pode estruturar os próximos passos da sua empresa com mais tranquilidade e precisão.

O que achou desse artigo? Responda nos comentários!

Posts Recentes

Gestão Financeira: guia completo com dicas aplicáveis para PME’s

Gestão Financeira: guia completo com dicas aplicáveis para PME’s

O que é gestão financeira e qual sua função dentro de um empreendimento? Em síntese, o papel da gestão financeira…

outubro 2, 2019
Como resolver os problemas da cobrança manual?

Como resolver os problemas da cobrança manual?

Dependendo do seu número de clientes, a cobrança manual pode atender bem às suas necessidades. Porém, com o crescimento do…

julho 22, 2019
8 motivos para automatizar cobranças na sua empresa!

8 motivos para automatizar cobranças na sua empresa!

Ter um Gestão de Cobranças eficiente é um desafio. Dada a complexidade de um processo manual, automatizar cobranças surge como…

julho 12, 2019
Como gerar boletos bancários? Aprenda aqui!

Como gerar boletos bancários? Aprenda aqui!

Não tem como negar: o Brasil é o país do boleto bancário. Criado em 1993 para mais segurança às rotinas…

junho 13, 2019
Descubra o que é a régua de cobrança!

Descubra o que é a régua de cobrança!

A régua de cobrança é uma ferramenta de gestão financeira essencial para garantir um bom faturamento e, consequentemente, a redução…

maio 15, 2019
Como captar associados e financiar uma associação?

Como captar associados e financiar uma associação?

Costumamos dizer que criar é bem mais simples do que financiar uma associação. Após o desafio inicial da sensibilização de…

maio 2, 2019
Share This