Categories: Gestão

Planilha de fluxo de caixa: como aumentar sua produtividade e identificar falhas!

A sua empresa ainda tem dificuldades na organização financeira, com processos lentos, baixa produtividade e falhas na rotina empresarial? Então você precisa de uma planilha de fluxo de caixa.

Ela otimiza o seu tempo e seus recursos e melhora a sua rotina. Essa ferramenta também é um indicativo primordial para avaliar a saúde financeira da empresa.

Neste post, você verá como ela funciona e como pode aumentar a sua produtividade e minimizar falhas. Ao final, um exemplo de planilha para você fazer o download e dar o primeiro passo para organizar suas atividades financeiras.

O que é o fluxo de caixa?

São inúmeras as movimentações financeiras de dentro de um negócio. Recebimentos, investimentos, despesas fixas e variáveis e etc.

O importante é que se tenha em mente que todas as entradas e saídas de recursos, mesmo sem ligação com a atividade principal de uma entidade, devem ser registradas no fluxo de caixa.

Algo extremamente simples, mas, quando negligenciado, pode levar facilmente um negócio a falência. Portanto, o seu controle de fluxo de caixa é a base sólida da sua organização financeira.

Como elaborá-lo?

A planilha de fluxo de caixa deve ser automatizada, devendo estar baseada em alguma plataforma eletrônica para que os erros manuais possam ser evitados. Ela também deve contar com uma coluna para o registro do saldo inicial das disponibilidades e, na sequência, para a entrada dos recursos, que serão os recebimentos de qualquer natureza.

Depois é só registrar todas as saídas. Da comparação desses valores, será computado o fluxo de caixa do período, que representa quanto a empresa tem disponível para gastar, reinvestir ou distribuir aos seus sócios.

O fluxo de caixa é um controle de caráter contínuo, ou seja, é realizado a todo instante sobre as entradas, saídas e, no geral, ou seja, os recursos financeiros de uma empresa.

Quais as suas vantagens?

Aumenta a produtividade da organização, já que permite um melhor controle de como estão as finanças, possibilitando uma visão diferenciada dos recursos. Outra vantagem é a criação de categorias de entradas e saídas. Com base nisso, o gestor pode entender melhor o fluxo de recursos, identificando os gastos e os clientes, os eventuais problemas com inadimplência, entre outros.

Falhas, erros e desvios também são minimizados com a planilha de fluxo de caixa. Com a padronização das atividades, qualquer irregularidade fica mais fácil de ser percebida por parte dos gestores. Há um menor número de retrabalhos e uma maior eficiência na inserção dos dados, o que auxilia no processo de tomada de decisão.

Quais os cuidados na elaboração da planilha de fluxo de caixa?

Alguns cuidados são essenciais na planilha de fluxo de caixa. O primeiro deles é atualizar diariamente as informações, para que a ferramenta reflita a realidade da empresa. Outro ponto importante é o detalhamento das informações e o reconhecimento de todos os lançamentos, independentemente do valor deles.

Além disso, uma planilha não deve ser uma mera ferramenta financeira e, sim, utilizada de maneira estratégica pelos gestores. É preciso lembrar de inseri-la no planejamento da organização e usar os seus dados para projetar e entender as finanças e o futuro da empresa.

Também não se deve supor que apenas o fluxo de caixa será a solução para todos os problemas de gestão financeira. Plataformas de gestão financeira são essenciais, pois a maioria delas já vem com fluxo de caixa integrado. Assim, você pode gerar relatórios financeiros muito úteis para qualquer entidade.

Neste post, você viu a importância da planilha de fluxo de caixa e também compreendeu os elementos que fazem parte dela. Também vimos as vantagens de sua utilização na gestão financeira da empresa. Por fim, viu os cuidados cruciais que fazem parte desse processo.

Que tal fazer o download de uma planilha de fluxo de caixa para dar mais um passo rumo ao sucesso do seu negócio!

Leave a Comment

Posts Recentes

Gestão Financeira: guia completo com dicas aplicáveis para PME’s

O que é gestão financeira e qual sua função dentro de um empreendimento? Em síntese, o papel da gestão financeira…

outubro 2, 2019

Como resolver os problemas da cobrança manual?

Dependendo do seu número de clientes, a cobrança manual pode atender bem às suas necessidades. Porém, com o crescimento do…

julho 22, 2019

8 motivos para automatizar cobranças na sua empresa!

Ter um Gestão de Cobranças eficiente é um desafio. Dada a complexidade de um processo manual, automatizar cobranças surge como…

julho 12, 2019

Como gerar boletos bancários? Aprenda aqui!

Não tem como negar: o Brasil é o país do boleto bancário. Criado em 1993 para mais segurança às rotinas…

junho 13, 2019

Descubra o que é a régua de cobrança!

A régua de cobrança é uma ferramenta de gestão financeira essencial para garantir um bom faturamento e, consequentemente, a redução…

maio 15, 2019

Como captar associados e financiar uma associação?

Costumamos dizer que criar é bem mais simples do que financiar uma associação. Após o desafio inicial da sensibilização de…

maio 2, 2019