Categories: Cobrança

Por que investir em um sistema de cobrança online?

Uma situação desagradável para os empresários, gestores e até mesmo para os funcionários é cobrar clientes inadimplentes. É por isso que investir em um sistema de cobrança online é uma ótima opção, mesmo para pequenas empresas.

Pensando nos benefícios que um sistema de cobrança online traz para o negócio, escrevemos este artigo para você.

O que é um sistema de cobrança online?

São sistemas que emitem cobranças, notas e faturas automáticas. Com ele, é possível reduzir os custos e os erros do trabalho manual, trazendo eficiência para sua régua de cobrança. Esses sistemas também permitem a utilização de vários meios de pagamento.

A grande vantagem é que são uma ferramenta escalável, assim seu negócio poderá realizar um grande número de cobranças da mesma maneira. Além disso, um sistema online de cobrança, provavelmente terá ferramentas fundamentais para a gestão financeira da empresa. Por exemplo, o registro de fluxo de caixa e relatórios.

Veja os benefícios…

1. Agilidade na operação

Ter que realizar manualmente a conferência mensal dos pagamentos que foram realizados e daqueles que não foram é uma tarefa cansativa e que consome muito tempo, não é mesmo?

Com a ajuda de um sistema de cobrança online, você não precisará mais fazer isso. Ele vai controlar a data de pagamento de cada cliente e ainda pode ser possível extrair todas as informações em relatórios. Em casos de atraso, será possível enviar lembretes e 2ª via das contas com atualização dos juros.

Além disso, é possível emitir automaticamente a Nota Fiscal e o boleto de cobrança. Ambos disponibilizados para o cliente por meio eletrônico.

2. Melhor organização das informações

Com a utilização da cobrança online, é possível ter acesso a tudo o que está acontecendo em uma só tela. Facilmente, será possível separar todas as movimentações de acordo com a data.

Além do controle das finanças, este processo deixa tudo mais organizado. Facilidades, tanto a localização das informações quanto a gestão da empresa. Com um layout simples, você também conseguirá visualizar tudo de forma rápida e precisa. Isso facilitará a tomada de decisões e as ações internas.

Não sabe lidar com a inadimplência?Não sabe lidar com a inadimplência?

3. Redução de custos

Como a plataforma realiza cobranças e cálculos de forma automática, com ela é possível reduzir os erros do trabalho manual. É bastante comum erros nos cálculos dos juros, da correção monetária e das multas.

Sem contar com a possibilidade de reduzir os custos com funcionários que antes tinham que se dedicar somente à função de cobrança. Com a utilização do método online de cobrança, esses colaboradores podem ser realocados para realizarem outras atividades importantes da empresa.

4. Melhor controle de fluxo de caixa e gestão de cobranças

Os relatórios são gerados automaticamente e de forma bem discriminada e explicada. Com eles, é possível saber quem realizou o pagamento e os clientes que ainda não pagaram. Você também poderá ver o dinheiro disponível em caixa, o total a receber e várias outras informações importantes.

Com isso, ficará bem mais fácil para você e sua equipe terem noção das receitas da empresa e dos problemas que podem vir a surgir em razão de eventuais atrasos nos pagamentos.

5. Agenda de pagamentos

Isso mesmo! Além de otimizar as cobranças, o uso de uma plataforma de cobrança online, que tenha outras funções financeiras, como o fluxo de caixa, também permite que você agende todos os seus pagamentos de forma simples e descomplicada.

Para isso, basta que você registre quais são as despesas e as datas de vencimento que o sistema registra o seu pagamento na data escolhida.

Assim, você também evita dores de cabeça por esquecimento e, claro, ganha um lembrete para realizar o seu pagamento dentro do prazo de vencimento.

6. Melhor relacionamento com os clientes inadimplentes

Manter um relacionamento saudável com os clientes é muito importante para as empresas. Por isso, a cobrança pode ser uma situação complicada. Dependendo do valor da dívida, do tempo de atraso ou da justificativa apresentada, a comunicação será difícil.

Com a utilização de um sistema de cobrança online, esse problema será reduzido e o envio de cobranças não vai gerar constrangimento direto para nenhum dos lados.

Como você pode perceber, a simples decisão de investir nesse método com certeza tornará a rotina da sua empresa muito mais fácil, ágil e contribuirá para que você tenha menos prejuízos financeiros.

A utilização de um sistema de cobrança online facilita a implantação de uma régua de cobrança eficiente e eficaz. Isso reduz seus custos, a sua taxa de inadimplência e aumenta os seus rendimentos.

Você pode baixar gratuitamente nosso Guia Prático de Cobranças de Sucesso, se aprofundar nos assuntos de régua de cobrança e receber um kit com modelos de carta de cobrança para utilização no seu processo.

Ainda restaram dúvida sobre a importância da utilização de um software? Então, entre em contato conosco e vamos conversar!

Posts Recentes

Gestão Financeira: guia completo com dicas aplicáveis para PME’sGestão Financeira: guia completo com dicas aplicáveis para PME’s

Gestão Financeira: guia completo com dicas aplicáveis para PME’s

O que é gestão financeira e qual sua função dentro de um empreendimento? Em síntese, o papel da gestão financeira…

outubro 2, 2019
Como resolver os problemas da cobrança manual?Como resolver os problemas da cobrança manual?

Como resolver os problemas da cobrança manual?

Dependendo do seu número de clientes, a cobrança manual pode atender bem às suas necessidades. Porém, com o crescimento do…

julho 22, 2019
8 motivos para automatizar cobranças na sua empresa!8 motivos para automatizar cobranças na sua empresa!

8 motivos para automatizar cobranças na sua empresa!

Ter um Gestão de Cobranças eficiente é um desafio. Dada a complexidade de um processo manual, automatizar cobranças surge como…

julho 12, 2019
Como gerar boletos bancários? Aprenda aqui!Como gerar boletos bancários? Aprenda aqui!

Como gerar boletos bancários? Aprenda aqui!

Não tem como negar: o Brasil é o país do boleto bancário. Criado em 1993 para mais segurança às rotinas…

junho 13, 2019
Descubra o que é a régua de cobrança!Descubra o que é a régua de cobrança!

Descubra o que é a régua de cobrança!

A régua de cobrança é uma ferramenta de gestão financeira essencial para garantir um bom faturamento e, consequentemente, a redução…

Maio 15, 2019
Como captar associados e financiar uma associação?Como captar associados e financiar uma associação?

Como captar associados e financiar uma associação?

Costumamos dizer que criar é bem mais simples do que financiar uma associação. Após o desafio inicial da sensibilização de…

Maio 2, 2019
Share This