A figura apresenta três formas de pagamento diferentes: uma máquina de cartão de crédito, um boleto bancário e um celular para pagamento via pix. A figura apresenta três formas de pagamento diferentes: uma máquina de cartão de crédito, um boleto bancário e um celular para pagamento via pix.

Quais formas de pagamento oferecer no meu Plano Recorrente?

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O processo de compras é uma etapa que impacta diretamente a experiência do cliente em sua relação com uma empresa. E as formas de pagamento fazem toda a diferença nesse contexto.

Todos nós temos nossas preferências pessoais na hora de realizar uma compra, e apesar do pix ser o queridinho do momento, ainda existem outras formas de pagamento bastante utilizadas pelos consumidores.

Para tornar a experiência do cliente mais interessante, é preciso que o seu negócio tenha um processo de cobrança atualizado aos novos contextos e, mais importante que tudo, atenda ao que o seu perfil de cliente prefere na hora de realizar um pagamento.

As formas de pagamento para plano recorrente

Existem diversas formas de pagamento que uma empresa pode adotar para oferecer aos seus clientes. Mas você não precisa disponibilizar todas elas, e sim as opções mais adequadas para o seu modelo de negócio.

No caso de planos recorrentes, as opções mais comuns são: boleto bancário, cartão de crédito e pix. Vamos conhecer um pouco mais sobre eles?

Boleto bancário

Sendo a forma de pagamento mais tradicional de todas, o boleto bancário é muito utilizado em diversos tipos de negócio que possuem plano recorrente.

Uma das vantagens dele é a segurança de cobrar em caso de inadimplência. O boleto bancário permite a possibilidade de protestar na justiça o documento a fim de receber o valor devido pelo cliente.

Além disso, para facilitar o processo aos clientes, muitos negócios costumam gerar carnês para agrupar os boletos de um período específico. Dessa forma o cliente evita perder os boletos bancários ao passar do tempo.

Cartão de Crédito

Outra forma de pagamento que ganhou bastante atenção nos últimos anos foi o cartão de crédito.

A facilidade das pessoas adquirirem um cartão de crédito e a possibilidade de empresas realizarem cobranças recorrentes, sem comprometer demais o limite de crédito dos clientes, popularizou essa opção de pagamento.

Por ser considerada uma forma mais segura para as empresas, já que o pagamento fica a cargo da operadora de cartão de crédito, muitos empreendedores optaram por adicionar essa opção para o caso da venda de planos recorrentes.

Pix

O pix é a forma de pagamento mais recente de todas as três apresentadas.

Apesar de ter começado a sua operação apenas em Novembro de 2020, ele já chegou a ultrapassar o número de transações financeiras TED, DOC e boleto bancário. Segundo uma pesquisa do Instituto Reclame Aqui, cerca de 65% dos consumidores utilizam o pix como forma de pagamento.

Além disso, o fato de ser uma forma de pagamento instantânea, prática e segura fez com que diversas empresas começassem a disponibilizar para seus clientes.

Por que oferecer várias formas de pagamento?

Mas e qual o motivo de diversificar as formas de pagamento para o seu cliente? O que sua empresa ganha com isso?

Ao oferecer opções diferentes, sua empresa demonstra um cuidado em tentar tornar a experiência mais personalizada e prática para seu cliente.

Existem aquelas pessoas que querem agilidade, e não têm paciência para realizar todo o procedimento de um pagamento via boleto bancário.

Há aquelas que querem acumular milhas para viajar, e optam por realizar todas as suas compras no cartão de crédito.

E ainda temos aquelas pessoas que preferem quitar logo um pagamento e o pix se torna a melhor opção.

Ou seja, cada pessoa vai preferir ter uma experiência diferente ao realizar a compra com sua empresa. Por isso, é importante estar preparado para atender essas demandas e oferecer formas de pagamento sempre seguras.

Quanto melhor você conhecer o perfil do seu cliente, mais fácil será de tornar a experiência de compra de planos e serviços única e positiva.

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